sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Raça da Semana II (Brabant)

Fortes, pesados e incrivelmente dóceis, estes cavalos foram de grande ajuda para os camponeses europeus durante muitos séculos e atualmente são usados para aprimorar raças de todo o mundo.


Capazes de carregar mais de uma tonelada, estes animais são famosos por serem os “tratores vivos” mais potentes do mundo. Sua força impressionante fez da raça a melhor opção para trabalhos pesados nas fazendas e nos campos europeus. Também conhecido Belga de Tração, o Brabant é extremamente disposto e possui uma força incrível, somente comparável à do Shire. Apesar do tamanho intimidador, a raça é dócil, calma e obediente. 
De corpo robusto e entroncado, estes cavalos estão longe de serem elegantes. Entretanto, seus movimentos nada suaves são perfeitos para as funções que executam.
Os três traços mais característicos dos Brabants são os músculos maciços, o pescoço grosso e a crina espessa e despenteada. Apresentam bochechas largas, pernas curtas e garupa arredondada. A altura varia entre 1,65m e 1,73m. Normalmente, pesam entre 800 e 900 kg, porém alguns garanhões da raça chegam a pesar mais de uma tonelada, justificando sua força.


Os Brabants são descendentes diretos dos cavalos de guerra da Idade Média – os Flanders, do norte da Bélgica – e herdaram a força e vitalidade de seus ancestrais. Devido ao controle rigoroso e preciso dos criadores no cruzamento sanguíneo, os Belgas de Tração possuem uma linhagem muito pura que mantém intactas suas qualidades peculiares.Tiveram grande influência no desenvolvimento do atual cavalo Francês de Tração, do Alemão de Tração e dos ingleses Shire. Ainda hoje, são bastante valorizados na seleção genética, pois através de cruzamentos conseguem atribuir corpulência a cavalos mais leves, como o Puro Sangue Inglês e o Quarto de Milha. Para proprietários que desejam animais de trabalho e passeio mais robustos, esta combinação é muito interessante.


Atualmente, além de sua função no campo, a raça também encanta em feiras e eventos equinos, dadas suas proporções admiráveis e o comportamento doce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário